Perfil

Hanna Helstelä 2

De origem Finlandesa eu cresci na Alemanha. Estudei Ciências da Administração (graduação e mestrado) na Universidade de Konstanz na Alemanha com o foco dos estudos em Liderança e Desenvolvimento Pessoal e Organizacional. Desde 2010 vivo e trabalho em  São Paulo / Brasil.

Experiência Profissional

Desde 2012 trabalho como Treinadora, Coach Executivo e Palestrante autônoma com o foco de Desenvolvimento de Liderança e de Pessoal no âmbito internacional. Em 2013 fundei a minha própria empresa “Hanna Helstelä, Training & Development” em Santo André – São Paulo / Brasil

1998 – 2012 RH, Desenvolvimento Pessoal e Organizacional na ZF Friedrichshafen AG, Friedrichshafen / Alemanha e na ZF do Brasil, Sorocaba / Brasil.  Foco  do trabalho: Desenvolvimento de Liderança e de Competência Intercultural; Coaching Executivo; Facilitação e moderação de processos de desenvolvimento e de mudanças; Gestão de Projetos; Projetos regionais para a ZF América do Sul

2002-2009 Professora na Universidade Cooperativa do Estado de Baden Württemberg, Ravensburg / Alemanha. Disciplinas lecionadas: ‘Liderança’ e ‘Gestão de Mudanças’. Membro de bancas examinadoras e orientadora de trabalhos de final de curso para a obtenção do grau de Bacharel.

1991 -1998  Consultora e Treinadora para Parceiros de Venda da Daimler (Mercedes) Daimler AG, Stuttgart / Alemanha. Foco do trabalho: Desenvolvimento de liderança e de colaboradores na área de serviços ao cliente; Facilitação e moderação de processos de desenvolvimento, de estratégias e de mudanças.

Cursos complementares 

Cursos na IDRAcademy – Academia do Instituto de Desenvolvimento e Pesquisa Intercultural, Milão/Itália:

  • Fundações Construtivistas de Comunicação Intercultural – Aplicação do novo Paradigma (Milton Bennett)
  • Concepção de Treinamento Intercultural sustentável (Milton Bennett)
  • Desenvolvimento de Equipes Multiculturais (Dianne Hofner Saphiere)
  • Embodied Culture – Descobrindo o sentimento do ‘self‘ e do outro no contexto cultural (Ida Castiglioni)

Desenvolvimento Organizacional Sistêmico – Foco especial nas diferenças entre os processos de desenvolvimento para organizações com e sem fins lucrativos (Helm Stierlin Institut, hsi. Heidelberg / Alemanha)

Consultoria Sistêmica de Organizações (Simon, Weber & Friends. Heidelberg / Alemanha)

Desenvolvimento Sistêmico de Organizações e de Pessoal (Management Zentrum Vorarlberg, MCV, Dornbirn / Austria)

Ferramentas para Treinamentos sobre Competência Intercultural – Performance além das fronteiras (Van den Bergh Thiagi Associates. Winterthur / Suíça)

Comunicação entre Culturas – Especialização intercultural para gestores e consultores (Management Zentrum Witten MZW, Berlim / Alemanha)

Estratégias e Ferramentas Inovadoras para o Desenvolvimento de Liderança Internacional (Beratergruppe Neuwaldegg. Vienna/ Austria)

Coaching Executivo (ComTeam. Tegernsee / Alemanha)

Idiomas

Português, Alemão, Inglês e Finlandês