Artigos

Hanna Maria Helstelä

Going global: aprendizagem intercultural como desafio empresarial

Publicado no ‘MANUAL DE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO’, ABTD-Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento, Editora: PEARSON EDUCATION DO BRASIL LTDA., São Paulo, 6. Edição, 2013. Pag. 267-277

treinamentos eficientes

Este capítulo visa demonstrar que o desenvolvimento de competência intercultural consiste em um processo contínuo de aprendizagem autorreflexiva que pode ser fomentado e apoiado por meio de treinamento específico. Uma comunicação intercultural eficaz emerge da consciência de que o pensamento, o comportamento e a maneira como nós nos comunicamos com os outros se baseia em nossa visão de mundo culturalmente determinada, ao passo que pessoas oriundas de outros contextos culturais percebem o mundo de forma distinta. Com a internacionalização do mundo dos negócios, esta temática ganha essencial importância para as empresas.

Faremos uma definição do conceito de cultura e, na sequência, descreveremos a nossa compreensão de comunicação e competência intercultural para demonstrar em que ponto o desenvolvimento da sensibilidade intercultural se inicia. Com a proposta do Modelo do Desenvolvimento da Sensibilidade Intercultural (Development Model of Intercultural Sensitivity – DMIS), Milton Bennett contribuiu de forma significativa para o desenvolvimento de uma abordagem eficaz de aprendizagem de sensibilidade intercultural. Esse modelo será explicitado de forma detalhada. Depois, recorreremos a dois exemplos para mostrar como treinamentos interculturais podem auxiliar empresas na busca de sucesso econômico em âmbito internacional.

DMIS port

Este capítulo não deve se confundir como guia de instruções para o desenvolvimento de um módulo de treinamento, mas deve ser entendido antes como uma orientação inicial para um tema complexo.

Acesse o capítulo inteiro aqui

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s